Regulagem e Manutenção de Harpas

A condição mecânica de uma harpa reflete na qualidade de uma apresentação

Uma harpa precisa de manutenção. A estrutura de madeira do instrumento sofre inúmeras alterações com o passar dos anos. A mecânica da harpa perde a afinação e deve ser reajustada no mínimo uma vez a cada dois anos.

Angélica Vianna é  treinada na fábrica de harpas Lyon&Healy / Salvi , sendo representante da mesma no Brasil. Está autorizada a efetuar quaisquer reparos e reajustes que se façam necessários relacionados à mecânica do instrumento.

Veja uma referência feita pela professora Susann McDonald referente aos meus trabalhos realizados na Indiana University.

cartat

harpas1

Perguntas Frequentes

O que é incluido numa regulagem completa do instrumento?

Regulagem dos discos
Todos os discos da harpa serão ajustados para que dêem a melhor afinação quando acionados. Um Strobe Tuner (Petterson) profissional de alta sensibilidade é usado nesta operação.

Troca dos feltros (inclui o material):
Os feltros mesmo parecendo novos precisam ser trocados se estiverem compactados pois influenciam diretamente na regulagem da mecância.

Ajuste dos tirantes
As harpas sofrem muitas modificações com o passar do tempo que alteram a regulagem dos tirantes. Este ajuste deve ser feito para que os discos girem o tanto necessário para um bom funcionamento da mecânica.

Lubrificação dos pedais: 
Os pedais sofrem uma pressão muito forte (metal com metal). Com o tempo, a graxa usada nas fábricas tem que ser reposta. A graxa que eu uso é “Finish Line” com Teflon, usada na fábrica da Lyon&Healy. Considerada entre as melhores graxas americanas, perfeita para obter um deslizamento perfeito e silencioso sobre muita pressão. (não é recomendado usar óleo de costura na área de pedais da harpa)

Troca dos bordões:
Os bordões devem ser adquiridos pelo próprio harpista através de importação (recomendo bordões “Tarnish Resistant” com dós e fás coloridos). A instalação dos bordões está incluída na regulagem, uma vez que essa exige uma técnica que pode por muitas vezes evitar sérios problemas.

Quanto tempo dura a regulagem do instrumento?

Depende da situação em que a harpa se encontra. O serviço de regulagem é demorado e minucioso. Em geral uma regulagem de harpa dura uma média de 4 horas de trabalho contínuo, com a instalação dos bordões. O tempo será ainda maior, se a harpa apresentar algum problema especial (como barulhos ou peças emperradas).

Onde as peças usadas nas regulagens são obtidas?

As peças que eu uso na regulagem de uma Lyon & Healy e Salvi, são todas originais da fábrica. Como uma “Harp Technician” reconhecida e autorizada pela fábrica, tenho direito de comprar todo o material que precisar para o meu uso na profissão.
Se as harpas forem de fábricas diferentes, como Vênus, Aoyama, Camac, etc… o acesso as peças como discos e parafusos deve ser autorizado pelo fabricante. Muitas dessas peças porem tem um padrão similar ao da Lyon & Healy o que possibilita em muitos casos o uso de peças da Lyon&Healy em harpas de fabricantes diferentes.

O que devo fazer se um tirante quebra antes de uma apresentação?

O harpista sempre corre o risco de ter um tirante quebrado antes de uma apresentação. Alguns harpistas mais prevenidos carregam tirantes reservas no carro em caso de um acidente. A troca de um tirante pode ser feita em menos de 15 minutos se houver reserva.
Certifique-se que o problema é realmente do tirante. 60% dos casos de “tirantes quebrados” não são mais do que molas soltas ou parafusos perdidos. Sempre que vou tocar, trago  comigo na bolsa de cordas, molas e parafusos para emergências.

A regulagem da harpa inclui:

Regulagem dos discos (para afinação)

Troca dos feltros e sapatilhas dos pedais (inclui o material)

Ajuste dos tirantes

Lubrificação dos pedais

A troca de cordas será cobrada a parte

A harpa  sofre muitas alterações no seu primeiro ano de fabricação. Por essa razão, os fabricantes oferecem uma regulagem gratuita através dos técnicos especializados. Esta regulagem gratuita é somente válida dentro de um ano após a compra do instrumento.
Para as harpas Lyon & Healy ou Salvi, Angélica Vianna estará efetuando aqui no Brasil a regulagem gratuita oferecida pela fábrica em Chicago.
O instrumento deve ser levado à oficina onde será realizada a regulagem, qualquer deslocamento por parte do técnico será cobrado à parte.
Para quaisquer informações a esse respeito, por favor contactar Stephen Fritzmann, na Lyon&Healy em Chicago Tel: (011312) 786 1881, ou Angélica Vianna : info@angelicavianna.com.br em Belo Horizonte.